sábado, 31 de outubro de 2009
Poema Homem do Campo
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Poesia - Relato de um escritor
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Barrichello, o sonho continua...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Exclusão Social

segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Rio 2016, É motivo para se comemorar ?
Nada contra a realização de Mega eventos como este, que entre outras coisas, gera empregos, re-estrutura a cidade, atrai os olhares do mundo inteiro para o País, etc. Mas será que não teríamos coisas muito mais importantes para priorizarmos?
Estima-se que serão gastos acima de 28 bilhões de dólares em infra-estrutura.

Não podemos esquecer que:
● Em Barcelona, apenas na construção de um estádio foi gasto 22 bilhões de dólares, isto indica que os gasto por aqui irão superar os números previstos.
● O famoso estádio construído na Grécia denominado Ninho de pássaros, hoje já é visto como um problema para o governo local, servindo apenas para visitas de alguns turistas e dos pombos à procura do ninho.
A questão é:
Como surgem tantos recursos em tão pouco tempo para financiar Panamericano, Copa do Mundo, Olimpíadas, Compra de Aeronaves ultramodernas, etc. e sempre fica de lado as questões sociais que afetam diretamente o povo?
Não seria mais prudente obter recursos para investir na educação, saúde, segurança e criação de emprego ao ser humano que traria resultados de tamanha proporção e notoriedade mais duradoura, tornando o Brasil mais conhecido pela qualidade de vida do seu povo?
Seria redundante dizer que Paises bem sucedidos são aqueles que acreditaram na capacidade do seu povo, investiram nas pessoas e hoje possuem uma população melhor educada, consciente, menos desemprego, enriquecendo assim a sua economia, diminuindo significativamente os índices de criminalidade, corrupção e conseqüentemente os gastos públicos, desigualdade social. etc.
Da escolha do Rio de Janeiro
Só para enfatizar, as cidades de Tóquio, Madri e Chicago, que competiram com o Rio de Janeiro, já possuem quase toda infra-estrutura para realização de eventos deste porte e fizeram o dever de casa. Cuidaram de seus filhos primeiro.
A cidade de Chicago–USA que até antes do início da votação era vista como favorita ao lado do Rio de Janeiro, foi a primeira a ser eliminada. Com a desistência de Michael Jordan (ídolo do basquete mundial) ao evento e a passagem relâmpago do Presidente Barac Obama que chegou uma hora antes, deixou a impressão de “tanto faz”, pois algumas horas depois Obama, já estava em seu País, provavelmente tratando de assuntos mais importantes e de interesse dos cidadãos americanos, enquanto isso a comitiva brasileira (grande e festiva) chegou a Copenhaghe dias antes do evento e sabe-se lá quando voltam.
Esbanjando autoconfiança, um vídeo clip muito bem elaborado (onde até favela foi retirada do cenário), emoção e belos discursos, os brasileiros vibraram muito quando finalmente foi anunciada a escolha do Rio de Janeiro. Cerca de 100 mil pessoas passaram pela praia de Copacabana, onde foi armado um palco e aconteceram vários shows musicais.
Apresento-lhes a seguir apenas uma síntese de alguns fatos que acontece no Brasil enquanto se comemora esta conquista.
Funcionários terceirizados de siderúrgica em Cubatão-SP exigindo melhores condições de trabalho, alojamento e transporte.

É quase unanimidade a recusa da população em relação à qualidade do ensino público e mesmo assim os responsáveis insistem em uma metodologia educacional de comodismo. Como resultado, o que se ver:
● São pais e professores amedrontados diante de tanta violência e falta de interesse dos alunos.
● Fraudes no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
● Policia nas portas das escolas para inibir a entrada de armas e drogas, etc.

Pessoas agonizando e até morrendo nas filas e portas de hospitais em busca de atendimento.
É muito simples constatar o descaso com a saúde pública no Brasil.
Além das péssimas condições de atendimento, faltam médicos e uma consulta pode demorar meses para se realizar. Vale ressaltar apenas a força de vontade de muitos servidores, que mesmo sem recursos, dedicam parte de sua vida para salvar vidas.

O medo toma conta das cidades
Todos os dias os principais noticiários do País dedicam boa parte de suas programações para relatar e mostrar as cenas de guerra e violência. A população amedrontada tenta se esconder e se prevenir de balas perdidas, assaltos, seqüestros e invasões. Comenta-se que a violência no Brasil mata mais pessoas que uma guerra.
EMPREGO
Milhões de pessoas desempregadas
Entendo que este seja um dos principais causadores da maioria dos problemas acima. Sem emprego e sem renda, se perde qualidade de vida, dignidade e perspectiva de um futuro melhor.
Filas de pessoas em busca de trabalho passam meses e até anos sem emprego e vivendo de biscates (bicos), favores ou trabalho informal para conseguir o mínimo de subsistência.
Por falta de uma reforma agrária justa que atenda as necessidades da população, milhares de camponeses migram para os grandes centros a procura de emprego, por falta de preparo e oportunidade muitos acabam se marginalizando ou retornando as suas origens.

É este o País que vai mobilizar toda a sua cúpula governamental a concentrar e priorizar os esforços na realização dos próximos mega eventos esportivos.
É necessário refletirmos bem para saber se realmente temos tantos motivos pra comemorar e não nos deixarmos ser induzidos pela grande mídia, que são as maiores formadoras de opinião e obviamente tendem a ser favoráveis, uma vez que estes eventos promovem o marketing em geral e movimentam muito dinheiro.
Conheça o Brasil, O cidadão consciente é solidário, bem informado, analisa e opina.
Gilberto Queiroz
O Brasil precisa de cidadãos conscientes e se você achou este artigo interessante, copie o link http://culturanobre.blogspot.com/ e indique aos seus amigos.