quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Olimpiadas 2016

Nesta sexta feira, dia 02/10/2009 será dicidada em Copenhague, na Dinamarca a escolha da cidade sede das Olimpiadas de 2016. Entre as 4 cidades que se candidataram - Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Tóquio - Com um projeto muito ambicioso, o Rio de Jameiro se destaca como favorita e já prepara a festa da conquista na praia de Copacabana e conta com um público estimado de 50 mil pessoas, lembrando que esta é a primeira vez que uma cidade brasileira disputa a final, em outras ocasiões sua cadidatura não passou nem na primeira eliminatótia. O evento na Dinamarca já tem presença confirmada de personalidades com Pelé, Presidente Lula da Silva, Barac Obama, Michael Jordan, entre outros, Obviamente que a realização de uma Olimpíadas gera prestígio internacional, empregos, mesmo que temporários, capta algumas moedas estrangeiras e deixa algumas benfeitorias na cidade. Mas como tudo ou quase tudo tem o seu preço, os números estimados para as adequações da cidade do Rio de Janeiro são alarmantes. A proposta prevê algo em torno de 28,8 bilhões de reais rateados entre o poder público e a iniciativa privada. Nada contra a realização das olimpíadas no Brasil, desde que tenhamos mais igualdade social, mais emprego, mais investimentos em educação, saúde, segurança, etc.etc.etc.. Só para se ter uma idéia com esse dinheiro aplicado em nas áreas da saúde por exemplo, muitos brasileiros não morreriam nas filas de espera dos hospitais públicos. O fato é que o povo brasileiro continuará amargando, sofrendo e subsidiando a imagem de um belo Brasil para gringo ver, enquanto acontece "O povo come Ovo de segunda e os seus representantes politicos arrotam aroma de Filé". A única coisa que temos certeza, é que onde quer que seja realizada esta Olimpíadas, a grande maioria da população brasileira, já vive sem dinheiro, sem saude, mal alimentada, terá que se contentar assistindo pela TV. Gilberto Queiróz

4 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo. Concordo inteiramente.

    Grande parte da população pensa que realmente a Olimpíada será um divisor de águas e que o país vai ganhar muito. Vai ganhar sem dúvida muita roubalheira e o que deveria ser prioridade, como sempre, fica para escanteio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O Brasil ainda não está preparado para sediar a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos. Ainda temos que melhorar muita coisa e a gastança do dinheiro público será monstruosa. Quem vai pagar a conta seremos nós. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acho péssimo que a olimpíada venha para o Rio. Vai ser um desastre. Do que eu conheço do Rio...

    Primeiro, vai ser aberta a "temporada de caça ao branquelo ou ao china" - porque a maioria dos turistas com dinheiro serão do hemisfério norte ou orientais com grana. Mas brasileiros do sul, argentinos e uruguaios também entrarão no arrastão - assaltante da favela não sabe a diferença.

    Segundo, os cariocas fizeram no Pan algo inédito: *vaiaram* atletas competidores de outros países. Isso mesmo! Algo nunca visto na TV. Se a olimpíada é sobre reconhecer o valor do melhor, este conceito - nobre - não é entendido, aparentemente, pelos cariocas.

    Esse é meu maior medo, sabe? Mostrarmos que somos um povo de animais, incivilizado, que inaugurará a baixaria nas olimpíadas.

    Enfim, o Rio tem alguns anos para se consertar. É agora ou nunca. Ou deixam de ser esta cidade que tem cada vez menos investimentos, em função do desconforto que é viver no Rio (a violência em escala gigantesca - e, não, caros cariocas, não é assim no Brasil todo não...sinto dizer-lhes isso), ou nunca mais sairão do buraco.

    Aliás, quero terminar dizendo que acho injusto tanto dinheiro para o Rio. Eles já ganham muito com os royalties do petróleo de Campos. Eu pergunto: o Rio mudou muito, desde que recebeu royalties? Não. Continua uma bagunça, estagnado e violento. A minha aposta é que continue assim em 2016. É um problema de cultura. Os cariocas mesmos se orgulham da "cultura do malandro." Malandro não trabalha direito, todos sabem.

    Idealmente, o melhor lugar no Brasil teria sido Santa Catarina: belas praias (melhores que as do Rio), bom gosto, muito espaço, povo educado, dez mil vezes menos violência.

    Mas a realidade é essa aí...

    Eu só peço aos cariocas: aplaudam o atleta vencedor, mesmo que não seja brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Com todo aquele bando, encabeçado pelo Nuzman, é claro que todos nós pagaremos bem caro pelas Olimpíadas, e várias vezes o seu real custo. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua Opinião